(21)

Válvulas Esfera

Gostou? compartilhe!

A importância das válvulas esfera é muito grande para diversos segmentos industriais, visto que esse tipo de dispositivo mecânico atua com a função principal de realizar o controle do fluxo de fluidos em diversos ambientes, como em tubulações. Graças ao seu excelente desempenho e funcionamento, as válvulas esfera são muito solicitadas para indústrias que fazem uso de fluídos viscosos como o óleo e até mesmo gasosos, além de ter emprego muito comum em residências. Ainda é possível encontrar esse tipo de componente em locais que fazem uso de materiais corrosivos e trabalham com altas condições de pressão e temperatura, por conta de sua elevada resistência. Além disso, é primordial que a manutenção das válvulas esfera seja realizada com eficiência, por meio de profissionais especializados no serviço, com o intuito de garantir que esses dispositivos possam funcionar perfeitamente. Um ponto importante da manutenção é que não há necessidade de retirar a peça para que o serviço seja realizado. Esse tipo de dispositivo possui diversas versões, tais como:

  • Tripartida;
  • Monobloco;
  • Flangeada;
  • Alavanca;
  • Direcionais.

As válvulas esfera recebem esse nome por conta do formato de seu obturador, que nada mais é do que uma esfera vazada por onde o fluido passa no momento da abertura total. Já quando o componente está fechado, a passagem fica perpendicular ao sentido do fluxo. Assim, um dos fatores mais importantes de utilizar esse tipo de válvula está na sua capacidade de abrir e fechar de forma rápida, permitindo que o fluxo seja estancado de maneira eficaz e sem perda de carga, até mesmo se a pressão for muito alta.

Entenda o procedimento de instalação das válvulas esfera

Localizada em Marcelo Hermes, no Rio de Janeiro, a Teconex é uma empresa que trabalha com responsabilidade e compromisso com a necessidade de seus clientes.