(21)

Válvulas de Retenção

Gostou? compartilhe!

As válvulas de retenção são dispositivos mecânicos de função indispensável para uma série de segmentos industriais, sendo primordiais para o controle do fluxo de fluidos em diversas aplicações, principalmente quando se trata de líquidos, sejam eles normais, como a água, ou até mesmo viscosos, como o óleo. Também conhecidas como válvulas de sentido único, as válvulas de retenção trabalham com a função de fazer com que o fluido seja direcionado em apenas um sentido, oferecendo toda a eficiência necessária para melhorar a produtividade do sistema. Uma das grandes aplicações das válvulas de retenção está em garantir a proteção das instalações hidráulicas, sendo utilizada nesse segmento para bloquear o fluxo de água, evitando que ocorra qualquer tipo de refluxo na tubulação. Em obras, por exemplo, esse tipo de dispositivo mecânico impede que a água volte no sentido contrário. Conheça outras vantagens e características desse tipo de peça:

  • Gera uma grande resistência mecânica contra entrada de ar da rede de abastecimento de água para o ambiente em que é empregada, reduzindo assim o registro de consumo em até 45%;
  • Pode ser empregada em situações que trabalham com altas condições de pressão e temperatura;
  • Atua com alta eficiência e rapidez.

No mercado, é possível encontrar as válvulas de retenção em diversos tamanhos, visto que cada tipo de obra e sistema demanda um modelo de válvula específico, com o intuito de evitar que os fluxos sejam onerosos ou perigosos para a operação desejada. Por isso, é essencial conhecer o tipo de aplicação e a necessidade de seu ambiente nesse tipo de válvula, para que ela possa funcionar com alto desempenho.

O melhor lugar para encontrar válvulas de retenção

Na Teconex você encontra as melhores soluções do mercado quando o assunto é válvula industrial. Entre em contato para obter mais informações.