(21)

Válvula Globo

Gostou? compartilhe!

A válvula globo é extremamente importante para uma série de segmentos da indústria, visto que é utilizada em sistemas de frequente abertura e fechamento, além de ser essencial para controles de vazão na graduação. Esse tipo de válvula se caracteriza pela forma de globo que possui, para oferecer a resposta esperada no controle do fluxo para regular ou isolar vazão e pressão de um fluido. Ela tem como vantagem o controle mais eficiente do fluido, o desgaste mínimo com a erosão, em sede e obturador. Conheça outras características e benefícios do uso da válvula globo:

  • São confeccionadas em ligas extremamente resistentes, como o ferro fundido, ferro nodular, aço carbono, inox e aço liga;
  • Possuem vedação em bronze, aço inox ou stellite;
  • Oferecem elevada perda de carga por conta da mudança brusca de direção, que é imposta ao fluido;
  • Acionamento em caixa redutora, volante e atuador;
  • Extremidade: Flangeada, Rosca NPT, BSP, SW, BW.

Quanto à estrutura da válvula globo, é constituída de cunha redonda, que é conectada à haste da peça, subindo ou descendo de forma vertical ao eixo, de acordo com seu acionamento. Esse mecanismo força o fluido a passar por noventa graus duas vezes, no momento em que a válvula está aberta, ocasionando grande perda de carga. Em algumas situações, é recomendada a utilização do obturador em forma de disco cônico para obter maior capacidade de regulagem de fluxo. Assim, quando o obturador é fixo na haste, ele gira junto à válvula e, quando ela é acionada, permite um leve lixamento na sede da peça.

A melhor válvula globo

Referência em seu ramo de atuação, a Teconex é uma empresa especializada na distribuição de válvula globo.