(21)

Válvula de Retenção de água

A importância da válvula de retenção de água é muito grande para diversos segmentos do mercado, sendo empregada com maior constância em sistemas hidráulicos, garantindo que as tubulações não sofram com o refluxo, ou seja, que o fluxo dos líquidos não seja feito no sentido contrário. Isso porque a válvula de retenção de água é uma peça de bloqueio, direcionando o fluxo da água em somente um sentido, o que é essencial para o funcionamento e alto desempenho das tubulações.

Conheça tudo sobre válvula de retenção de água

A válvula de retenção de água, também conhecida como válvula de sentido único, trata-se de um componente mecânico que permite um fluido (água, líquidos ou gás) escoar em apenas uma direção. Elas trabalham automaticamente e a maioria não necessita da ajuda de um operador ou algum atuador eletrônico para o controle.

Quando está em funcionamento, a válvula de retenção bloqueia o sentido da água, ou seja, permite que a água flua em apenas um sentido determinado, permitindo que a água potável chegue até as torneiras com maior pressão e mais limpas.

Tipos de válvulas de retenção

Atualmente, é possível encontrar diversos modelos de válvulas de retenção no mercado, tudo para garantir que você adquira a melhor opção para sua necessidade. Mas se você ainda tem dúvidas de qual modelo escolher, iremos mostrar abaixo todas as opções disponíveis.

Confira:

  • Válvula de retenção horizontal: As válvulas horizontais se assemelham bastante com as válvulas globo, principalmente se comparados pelo corpo e com o mesmo sentido do fluxo, se diferenciando apenas com o modo em que trabalham. Além disso, para manter sua pressão adequada, elas devem ser instaladas horizontalmente;
  • Válvula de retenção com portinhola: São tipos compostos por um corpo que apoia um disco fixado por uma alavanca, e é usada em instalações de gases e instalações de líquidos, fornecendo pouca propensão de inversão de sentido. Sua passagem é reta e evita a perda de carga;
  • Válvula de retenção vertical: São válvulas que permitem que os fluidos escoam apenas por um lado, fechando-se automaticamente para evitar fluxo na direção contrária;
  • Válvula de retenção para poços: São válvulas utilizadas em tubulações de sucção de água, em cisternas ou poços, tendo como função manter o tubo de sucção cheio e evitar que entre ar na bomba.

Benefícios da válvula de retenção de água

Como já visto anteriormente, a válvula de retenção de água tem um papel muito importante e fundamental para a proteção das instalações hidráulicas, pois elas são responsáveis por impedir que a água retorne quando as bombas são paralisadas e, além disso, também mantém a pressão de água durante o tempo em que a bomba não está funcionando.

Além disso, você sabe quais outros benefícios ela pode oferecer para seu negócio?

Confira a seguir:

  1. As válvulas são automatizadas, ou seja, são capazes de realizar as suas funções sem a necessidade da atuação humana;
  2. Alguns modelos possuem by pass, que permitem o retrocesso da água retida quando a bomba é paralisada, permitindo assim que os tubos sejam esvaziados e as peças sejam retiradas para reparo ou substituição;
  3. Operam em silêncio e possuem alto comportamento hidráulico, trabalhando com muita presteza;
  4. Possuem abertura e fechamento mais rápidos do que outros modelos de válvulas.

Onde encontrar a melhor válvula de retenção de água?

Conte com a clínica Teconex e adquira diversos tipos de produtos do segmento de válvulas e acessórios de tubulação. Só lá você vai encontrar tudo o que precisa, como válvulas de retenção, válvulas de esfera, válvulas globo purgador, eliminador de gás, e muito mais.

A empresa Teconex possui anos de tradição e é reconhecida por atender seus clientes com excelência. Além disso, a companhia mantém o foco em garantir produtos de qualidade e pelo melhor preço do mercado.

Não deixe de conferir, entre em contato e aproveite!