(21)

Válvula Borboleta

Gostou? compartilhe!

A válvula borboleta é muito importante para diversos segmentos da indústria, pois é empregada em gases e líquidos de baixa pressão e possui ação rápida. Trata-se de um anel com o mesmo diâmetro da tubulação e que tem um disco que gira em torno de um eixo, com a função primordial de abrir ou obstruir a passagem de líquidos. Dessa forma, a principal função da válvula borboleta é isolar ou regular a vazão de um fluido, visto que o mecanismo de fechamento possui forma de alavanca. Porém, é possível realizar o procedimento por meio de caixa redutora com volante, mecanismos pneumáticos ou hidráulicos. Conheça outras características e especificações da válvula borboleta:

  • Sua bitola possui 2” a 24”;
  • É confeccionada em ferro fundido, nodular, aço carbono, inox ou aço liga;
  • Tem acionamento por alavanca, caixa redutora e atuador.

A válvula borboleta é muito semelhante à válvula esfera, que permite rápido fechamento e é preferência por ter melhor e ser mais leve. Além disso, o disco que a válvula possui fica localizado no centro do tubo e conta com uma haste conectada a um atuador para travessia. Assim, a rotação do atuador faz com que o disco gire em posição paralela ou perpendicular ao fluxo, contrário à válvula esfera, fazendo com que a queda de pressão seja induzida.

Vantagens de contar com válvula borboleta

No mercado desde 2011, a Teconex oferece as melhores soluções em válvulas borboletas. Fale com um dos representantes e tire todas as suas dúvidas agora mesmo. Não abra mão da excelência e contrate quem entende do assunto. Aproveite para consultar as condições de pagamento!